terça-feira, 30 de setembro de 2008

Ecus se despede do Paulista com derrota


Não teve jeito, o Esporte Clube União Suzano (Ecus) teve que amargar a eliminação no Paulista após uma derrota por 3 a 2, na manhã de domingo, em pleno Estádio Francisco Marques Figueira, o Suzanão, já que o time suzanense precisava golear o Guaçuano na última partida do returno da segunda fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, por uma diferença de quatro gols. Em partida válida pela vida e permanência no Paulista, o Leão do Colorado acelerou os passos tentando de todas as formas abrir espaço no campo adversário para encontrar o caminho das redes, mas o time viu o Mandi, de Mogi Guaçu, abrir o placar, aos 30 minutos do primeiro tempo, com Everton, em um vacilo do sistema defensivo.

A torcida, que compareceu em peso para apoiar o Leão do Colorado, mesmo com o indigesto placar de 1 a 0, continuava a empurrar a equipe de todas as formas: bateria, gritos de guerra e aplausos. Para piorar a situação da equipe suzanense, o volante Tutu, que já tinha cartão amarelo, foi expulso por agarrar o adversário em uma dividida. O empate na partida veio apenas no final do primeiro tempo na cobrança de pênalti, que Jéferson mandou no canto direito com direito a paradinha, sem chances para o goleiro Jociel. 
Na segunda etapa, o tempo passou depressa e os gols que a equipe precisava não vieram, mesmo com as inúmeras oportunidade que teve, como chutes de longa distância, pancadas na trave e chutes que passaram raspando a trave do goleiro Jociel. Aos 37 minutos, quando a eliminação estava prestes a se confirmar, o Ecus sofreu mais um golpe. Desta vez, em cobrança de pênalti, a equipe de Mogi Guaçu marcou seu segundo gol, deixando a situação do Leão do Colorado ainda mais difícil, a menos de 10 minutos para o fim do jogo.

O empate veio seis minutos depois, aos 43 minutos, com o zagueiro Juninho, de cabeça após cobrança de escanteio, que Leandro bateu. No último lance de jogo, o Ecus levou seu terceiro gol, dando adeus ao sonho do acesso à Série A-3, em 2008. Após a partida, era evidente o descontentamento e frustração pela queda da equipe, que foi um dos destaques da primeira fase, mas não passou da segunda. 

O técnico José Carlos dos Santos, o Xará, apesar da eliminação e da frustração de morrer na praia, elogiou o plantel. Nós tivemos algumas oportunidades de gols, mas não conseguimos ter a sorte de converter. A equipe lutou até o fim, só que infelizmente não conseguimos o resultado. Acho que todos estão de parabéns mesmo não termos conseguido a classificação. Para mim, nós perdemos a classificação em outros jogos”, disse Xará, que não sabe se terá permanência na equipe na próxima temporada: “Eu sou funcionário do Ecus e vou esperar a decisão do presidente (Sérgio das Chagas Ramos, o Serginho)”, conclui Xará, que também ressaltou às inúmeras lesões que contribuíram para o afastamento de jogadores do plantel.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Ecus acredita em missão quase impossível de golear Guaçuano

Depois de se complicar no Campeonato Paulista da Segunda Divisão com um apático futebol e ver a classificação se distanciar, o Esporte Clube União Suzano (Ecus) que venceu o Guariba na manhã deste domingo por 2 a 1, acredita na missão quase impossível de golear por no mínimo 4 a 0 o Guaçuano no domingo, às 10 horas, pela última rodada desta segunda fase da competição, que valerá a vice-liderança do grupo 10 e classificação à terceira fase da Segundona. A partida será em casa no Estádio Francisco Marques Figueira, o Suzanão, no Jardim Colorado.

Com 14 pontos em 9 jogos, a equipe comandada pelo técnico José Carlos dos Santos, o Xará, precisará vencer por goleada para que chegue aos 17 pontos no grupo e, além disso, consiga passar o saldo de gols do Guaçuano, que é de 7 gols a favor contra 0 gols de saldo do Ecus.

Para a equipe suzanense, que ainda sonha com a classificação será necessário no mínimo vencer por 4 a 0 para deixar o saldo de gols em 4 a 3, pois a cada gol que fizer diminuirá o saldo da equipe de Mogi Guaçu, ou Mandi, como é conhecida a equipe do interior, em referencia a um típico peixe daquela região.

Para superar o Guaçuano, o Ecus terá que vencer as estatísticas, que nesta segunda fase contrariam a necessidade da equipe para que permaneça no Paulista. Em nove partidas, a equipe conseguiu marcar apenas 13 gols, média de 1,44 gols por partida. A equipe sofreu o mesmo número de gols. Já o Guaçuano em 9 partidas marcou 21 gols, média de 2,33 gols por partida. A equipe de Mogi Guaçu sofreu ao todo 14 gols, um a mais que o Ecus.

Na partida deste domingo, diante do Guariba, o Leão do Colorado “matou” ascendente Cobra Canavieira, como é conhecido o Guariba por 2 a 1, fora de casa, que agora está fora da briga pela vaga. Os gols da equipe suzanense foram marcados por Palermo, já no início do jogo e por Hamilton em cobrança de pênalti no final da segunda etapa. O único gol da equipe do interior foi marcado por Dario aos 26 minutos da etapa complementar.

O atacante Kleber, que é um dos destaques do Leão do Colorado está esperançoso para o jogo de domingo, quando a equipe terá que marcar quatro gols para que possa garantir classificação para a terceira fase do Paulista. “Sabemos que será muito difícil conseguir esse resultado, mas a equipe está confiante e sabemos que temos condições de vencer e conseguir a classificação já pensando no acesso para a A-3”, disse o avante, que foi cortado deste último confronto contra o Guariba por torcer o joelho no treino de sábado. O atacante deve passar por avaliação médica está semana para saber se tem condições de jogo para domingo.

Para a partida de domingo contra o Guaçuano, o Leão do Colorado poderá contar com o zagueiro Jean, que cumpriu suspensão por terceiro cartão amarelo. São dúvidas para o duelo o meia Jorge Silva, que foi expulso na partida contra a Saltense por insultar a arbitragem. O atleta que foi notificado será julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Paulista de Futebol. Outra importante dúvida é o volante e capitão Gleison, que teve uma fisgada no final do coletivo de sexta-feira, tendo sido cortado da partida contra o Guariba.

O destaque desta rodada no grupo 10 ficou por conta da vitória da lanterna Saltense que havia empatado com o Ecus em 1 a 1, na rodada anterior, e conquistou sua primeira vitória nesta fase ao diante do líder do grupo 10, o Pão de Açúcar por 2 a 1, em casa no Estádio Ítalo Mário Limongi.



Ficha técnica

Guariba 1

Ecus 2

Local: Estádio Domingos Baldan

Árbitro: Douglas Marcucci

Cartões amarelos: Hamilton, Marques, Daniel, Joka, Guilherme, Paulo Alessandro, Saul, Jéferson Martins

Gols: Palermo 6/1º T, Dario 26/2º T e Hamilton 41/2º T

Guariba

Samuel, Diógenes, Saul, Paulo Alessandro, José Soares, Daniel, Douglas (Dario), Jarlisson, Saizo (Willian), Samir (Alisson) e Bruno

Técnico: Rodrigo Fonseca

Ecus

Telão, Hamilton, Juninho, Marques (Anderson Ramos), Joka, Gernane (Caíque), Tutu, Leandro, Jéferson Martins, Palermo e Guilherme (Tiagão)

Técnico: Xará



1 Pão de Açúcar 21

2 Guaçuano 17
3 Ecus 14
4 Guariba 12
5 Fernandópolis 3
6 Saltense -1

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Torcida se revolta, no empate do Leão

Decepção e revolta. Estes foram os sentimentos dos torcedores suzanenses que acompanharam na manhã de domingo o empate em 1 a 1 entre o Esporte Clube União Suzano (Ecus) e a lanterna Saltense, em pleno Estádio Francisco Marques Figueira, o Suzanão, no Jardim Colorado, válido pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Na busca pela vitória, o Leão do Colorado foi apático diante da fraca equipe de Salto.O jogo começou com domínio do time visitante, que abriu o placar. Com mais toque de bola e vontade, o adversário impediu a chegada do Ecus no caminho do gol. Sem vencer há oito partidas, desde o início da segunda fase, a Saltense disputava cada bola como se fosse a última da partida.

Mesmo sem ter a menor chance de classificação, agora com quatro pontos, a equipe de Salto não dava espaço aos donos da casa.Na segunda etapa da partida, a equipe suzanense conseguiu espaço e já aos 3 minutos igualou o marcador com o atacante Jéferson Martins, mas não consegue virar o placar mesmo com algumas correções e mais oportunidades de gol. O placar deixou a torcida cabisbaixa, coagida e frustrada, que para piorar chegou a aplaudir o time adversário antes do final do jogo.

Com o empate do Ecus e os resultados do final de semana, com o Guariba tendo derrotado o Guaçuano por 1 a 0, o Leão do Colorado fica distante da vaga, já que enfrenta o Guariba no próximo domingo, às 10 horas, fora de casa. A equipe do interior, que estava praticamente morta no campeonato, vem de uma crescente e está mais do que nunca na briga pela segunda colocação.

Agora, com 11 pontos, na quarta colocação do grupo 10, a equipe do técnico José Carlos dos Santos, o Xará, além de vencer as duas partidas que restam, precisa torcer pelo tropeço do Guaçuano, que enfrenta também no domingo o Fernandópolis, e pela derrota do Guariba diante do Pão de Açúcar na última rodada, quando o Leão do Colorado enfrentará o Guaçuano.Apesar do amargo e suado empate, que deixou o Ecus em situação delicada para a classificação, o técnico Xará ainda aposta em sua equipe e sonha com a reversão dos maus retrospectos, que rondam a equipe.

sábado, 13 de setembro de 2008

Ecus arma ataque ofensivo para “furar” zaga da Saltense e permanecer vivo na Segundona

Com três partidas decisivas, o Esporte Clube União Suzano (Ecus) planeja um time mais ofensivo para o confronto de hoje, às 10 horas, contra a lanterna Saltense, no Estádio Francisco Marques Figueira, o Suzanão, no Jardim Colorado. No treino de quinta-feira, a equipe comandada pelo técnico José Carlos dos Santos, o Xará, de baixo de um calor escaldante, fez um treino tático e coletivo, onde ensaiou linha de impedimento, que gera preocupação, principalmente, caso ela falhe ou conte com o erro da arbitragem em jogadas de velocidade.


No treino de sexta-feira, os jogadores tiveram após o último coletivo antes do duelo uma conversa com o treinador, que deixa evidente a ansiedade por vitória, após três rodadas de ressaca. Ontem, os jogadores tiveram folga para a partida de hoje. Com o terceiro lugar do grupo 10, com 10 pontos em sete partidas, o Ecus tem que fazer a lição de casa e, além disso, torcer pelo tropeço do Guaçuano, que está quatro pontos à sua frente.

 

“A expectativa é de vitória. Temos algumas mudanças devido suspensões de jogadores, mas temos substitutos a altura e temos que vencer para tentar a classificação, porque não interessa outro resultado senão a vitória”, disse Xará. Na primeira partida entre as equipes no primeiro turno da primeira fase, o Leão do Colorado bateu a Saltense por 3 a 2, fora de casa, em uma polêmica partida no Estádio Ítalo Mário Limongi, onde a arbitragem ficou acuada e nas mãos dos donos da casa.

 

Apesar de estar com a classificação comprometida, os jogadores mantém postura e garantem lutar até o último suspiro. “Sabemos que não será nada fácil. Vamos encarar os três jogos como uma decisão, mas estamos confiantes que podemos vencer essas dificuldades e buscar a classificação”, disse o atacante Kléber, que acrescenta: “Desde que começamos esta segunda fase sabíamos que não encontraríamos nenhuma equipe boba e agora não será diferente, eles não vão aliviar para nós”.


Gernane, assim como Kleber, demonstra otimismo e vê o Leão do Colorado na terceira fase, mesmo com as estatísticas desfavoráveis para a equipe suzanenense. “Vai dar certo, sei que temos condições de virar esse jogo, mesmo sabendo que está complicado. Temos que ter fé porque estamos trabalhando. Não podemos jogar a toalha agora”, disse Gernane.


No duelo contra a Saltense, o Leão do Colorado não poderá contar com quatro jogadores titulares, que são o volante Gleison, o zagueiro Juninho, o atacante Leandro, ambos por levar o terceiro cartão amarelo, além do zagueiro Anderson Ramos, que foi expulso na partida contra o Fernandópolis. Com as mudanças devido suspensão por terceiro cartão amarelo e expulsão, o Ecus deve entrar mudado com a seguinte escalação: Telão, Diovano, Marques, Jean, Guilherme, Joka, Tutu, Palermo, Jorge Silva, Jéferson e Kléber.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Ecus perde a chance de se aproximar do Guaçuano

O Esporte Clube União Suzano (Ecus) desperdiçou a oportunidade de melhorar a sua situação no grupo 10 após perder o jogo de domingo contra o Fernandópolis por 3 a 1. O resultado fora de casa no Estádio Cláudio Rodante, deixou a equipe suzanense em situação complicada a três partidas para o final do returno da segunda fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, já que apenas duas equipes de cada grupo se classificam para a terceira fase.Mesmo com a derrota, o Leão do Colorado permanece com o terceiro lugar do grupo 10, com 10 pontos em sete partidas. O Ecus terá que fazer a lição de casa e mais do que isso torcer pelo tropeço do Guaçuano. No final de semana, por exemplo, a torcida deu certo e a equipe de Mogi Guaçu foi derrotada por 4 a 1 pelo líder Pão de Açúcar.

Uma das novidades do campeonato é a ascensão de Guariba e Fernandópolis, que venceram as últimas partidas e entraram de vez na briga pela vaga.O técnico José Carlos dos Santos, o Xará, apesar da derrota para o Fernandópolis, ainda mantém a confiança quanto à classificação e amenizou a seqüência negativa da equipe que terá ainda duas partidas em casa, sendo uma destas a última contra o Guaçuano. “Amanhã (hoje) os jogadores se reapresentam e vou trabalhar o psicológico deles, pois mesmo com derrota ainda temos chances de classificação. Sabemos que não será nada fácil, mas vamos lutar enquanto tivermos chances”, disse.Xará ainda comentou sobre os novos concorrentes por uma vaga.

“Apesar de o Guariba e do Fernandópolis entraram na briga, eu acredita que ainda dá. Mas, para conseguirmos, temos que passar pelo Guariba e pela Saltense”, diz o treinador, que acrescenta: “Eles estão cientes que ainda temos condições de buscar a classificação, por isso temos de vencer essas partidas para buscarmos a vaga”, disse Xará.Na partida de domingo, dois dos gols do Fernandópolis foram em cobranças de pênaltis, que Xará fez questão de contestar. O único gol do Leão do Colorado foi marcado pelo zagueiro Juninho. “Foi um jogo complicado pela arbitragem que deu dois pênaltis. Para mim, não foram”, disse Xará.

Na próxima partida, a equipe suzanense não poderá contar com quatro jogadores titulares: o volante Gleison, o zagueiro Juninho, o atacante Leandro, ambos por levar o terceiro cartão amarelo, além do zagueiro Anderson Ramos, que foi expulso na partida contra o Fernandópolis. O Ecus volta a jogar domingo, às 10 horas, contra a Saltense, no Estádio Francisco Marques Figueira, o Suzanão, no Jardim Colorado.

domingo, 7 de setembro de 2008

Ecus tem jogo decisivo contra o Fernandópolis

O Esporte Clube União Suzano (Ecus) “precisará ser ousado” na partida deste domingo, às 10 horas, contra o Fernandópolis, caso queira conquistar a classificação para a terceira fase da competição estadual depois de ver sua situação se complicar no grupo 10 do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. A partida será fora de casa no Estádio Cláudio Rodante, em Fernandópolis, no interior do Estado.

Depois de ceder o empate no final da partida para o Guaçuano e perder para o Pão de Açúcar no último final de semana por 3 a 2, no Suzanão, o Leão do Colorado, com 10 pontos, ocupa o terceiro lugar do grupo 10. Nesta fase se classificam para a seguinte apenas os dois melhores colocados de cada grupo. Para o jogo de domingo, o técnico José Carlos dos Santos, o Xará, não poderá contar com três jogadores.

Apesar dos desfalques, o treinador está confiante para o confronto diante do Fernandópolis, que será decisivo para que exista possibilidade de classificação para a próxima fase do Paulista. “Estamos trabalhando bastante e sabemos que o Fernandópolis tem seu valor, mesmo estando embaixo na tabela. Temos que ter muito respeito para não sermos surpreendidos. Vamos para lá com a expectativa de trazer os três pontos e reverter os infelizes resultados que tivemos como o empate no minuto final e a derrota na semana passada”, disse o comandante do Leão do Colorado.
O técnico do time suzanense ainda acrescenta: “Vamos postar bem a equipe e explorar os contra-ataques, o que fizemos com o Guaçuano, mas infelizmente tomamos o gol no último minuto”, conclui Xará, que nem sonha em derrota no duelo deste final de semana. Desfalcam o Leão do Colorado no domingo o zagueiro Jean, que foi julgado e pegou suspensão de duas partidas após o jogo contra a Saltense, e os zagueiros Mathias e Ícaro, que estão lesionados. A boa notícia fica por conta do lateral-direito Diovano, que se recuperou, tendo treinado ontem pela manhã.

O atacante Leandro, que na última partida foi um dos destaques do Leão do Colorado contra o Pão de Açúcar, tem o mesmo pensamento de Xará. Para ele, a partida será uma decisão de campeonato. “Vai ser um jogo muito difícil. Precisamos ir lá e buscar os três pontos, porque essas quatro partidas são como finais”, disse o avante. Hoje, os jogadores treinam pela manhã e folgam à tarde. Amanhã o plantel fará o último treino antes da partida também no período matutino.

Ficha Técnica
 
Fernandópolis
Vicenti, Leonardo (Jonathas), Ailton, Carlos Henrique, Fernando, Jéfferson, Felipe, William, Carlos Montovani (Pedro), Eder, João Paulo
Técnico: Roberto Assis

 
Ecus
Telão, Diovano, Anderson Ramos, Juninho, Guilherme, Gleison, Joka (Tutu), Max, Leandro, Palermo (Kleber) e Jéferson
Técnico: Xará

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Ecus cai diante do Pão de Açúcar e vê classificação se distanciar

Em uma partida atípica e apática, o Esporte Clube União Suzano (Ecus), na abertura do returno da segunda fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, diante do Pão de Açúcar foi derrotada por 3 a 2, na manhã deste domingo, no Estádio Francisco Marques Figueira, o Suzanão, no Jardim Colorado e se complicou no campeonato.

Com o resultado, o Leão do Colorado ficou com o terceiro lugar do grupo 10, com 10 pontos em seis jogos, atrás do Pão de Açúcar com 15 pontos e Guaçuano, com 14 pontos. Faltando apenas quatro jogos (12 pontos) para o final do returno desta segunda fase do Paulista, onde apenas as duas primeiras colocadas do grupo se classificam, a equipe suzanense do técnico José Carlos dos Santos, o Xará, precisa vencer as partidas que restam, para ainda sonhar e restar esperanças para uma provável classificação à terceira fase da competição.

Além disso, a equipe precisa torcer para que Pão de Açúcar e Guaçuano, que ocupam a liderança a vice-liderança empatem no sábado para que possa se aproximar.

O primeiro tempo de jogo foi marcado pelo domínio do Pão de Açúcar, que sufocava a retrancada equipe de Xará, que acuada tinha como salvação o goleiro Telão como barreira para brecar o rápido sistema ofensivo da equipe de Embu das Artes.

Com muitos erros de passe, perdida em campo e má postada, a equipe bateu cabeça. Apático e perdido em campo, o Ecus o ex-ídolo do Suzanão, Rafael Martins aos 17 minutos do primeiro abrir o placar como nos velhos tempos quando defendia as cores do Leão do Colorado.

Com muitas chances de gol no primeiro tempo, a equipe de Embu das Artes teve no primeiro tempo a oportunidade de garantir os três pontos com facilidade, mas quando não acertava na trave ou errava a pontaria tinha como destino as mãos do goleiro Telão, que iluminado livrou o Ecus de uma goleada na primeira etapa.

A saída do artilheiro do Pão de Açúcar, Rafael Martins aos 34 minutos com dores no joelho de uma lesão, fez a equipe de Embu cair de produção, mesmo com a boa atuação do meia Piovesan e do atacante Sérgio Lobo.

No segundo tempo com a entrada de Leandro e Palermo, além de mudanças do esquema tático, a equipe suzanense, mais ativa e para frente, explorando jogadas pelas pontas, conseguiu empatar no placar em 1 a 1, com gol de Jorge Silva, já aos 3 minutos do segundo tempo. Mais viva em campo, a equipe acertava mais e tinha maior mobilidade em campo.

Cinco minutos depois, como uma facada nas costas, o Leão do Colorado viu o Pão de Açúcar ampliar o placar com o atacante Juca, após cruzamento pela direita na linha de fundo para a esquerda, sem chances para Telão, que sozinho viu o adversário desmarcado bater para o fundo da rede.

Com o placar em 2 a 1, o Ecus continuou atacando na busca ao menos pelo honroso empate em uma manhã atípica. Até que aos 24 minutos em um contra-ataque, o Ecus tem a pênalti a seu favor, que o atacante Jéferson com perfeição manda no ângulo esquerdo do goleiro Washington,

Quando o honroso empate parecia estar sacramentado, o atacante Castro em uma jogada de velocidade, aos 30 minutos finalizou para a equipe de Embu das Artes, para assim fechar o placar em 3 a 2.

No próximo domingo, às 10 horas, fora de casa, a equipe terá pela frente o Fernandópolis, no Estádio Claudio Rodante, em Fernandópolis.

Nesta rodada o Guaçuano que havia arrancado um empate em casa no final partida contra o Ecus, garantiu vitória por 3 a 2 contra a lanterna Saltense por 3 a 2, em casa. Já o Guariba venceu o Fernandópolis por 1 a 0, jogando em casa.


Ficha técnica

Ecus 2

Pão de Açúcar 3

Local: Estádio Suzanão

Arbitro : Márcio Roberto Soares

Cartões amarelos: Danilo, Jéferson, Jovino, José Teixeira, Leandro, Gleison, Tutu

Gols: Rafael Martins 17/1ºT, Jorge Silva 3/2ºT, Juca 8/2ºT, Jéferson 24/2ºT, Castro 30/ 2ºT

Ecus

Telão, Hamilton, Jean, Juninho, Gleison, Guilherme (Gernane), Tutu, Max (Leandro), Jéferson, Jorge Silva e Kleber (Palermo)

Técnico: Xará


Pão de Açúcar

Washington, Rafael Silva (Danilo), Max Sandro, Ewerton, José Paulo, Francis, Piovesan, Sérgio Lobo (José), Jovino e Rafael Martins (Castro)

Técnico: Serginho