No dia 25 de novembro de 1993 surgia um clube que veio para ficar no coração do torcedor suzanense, nascia o Esporte Clube União Suzano, o Ecus. O primeiro campeonato que o ECUS disputou pela Federação Paulista de Futebol foi em 1998, o Campeonato Paulista da Série B1B, onde permaneceu até 1999.

A partir do ano seguinte disputou a Série B2 estadual e, em 2002, conquistou seu primeiro título no cenário estadual, ao levantar a taça da competição. Conseqüentemente, no ano seguinte o Ecus disputou a Série A3 do Campeonato Paulista no ano seguinte. Em 2003, estreando em uma competição de maior nível, o time não conseguiu se manter, e acabou rebaixado à Série B1.Em 2004 com a terceira colocação no Campeonato Paulista da Segunda Divisão B1, conseguindo o acesso novamente à Série A3 do ano seguinte.
Em 2005 acabou sendo rebaixado novamente para o Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Em 2006 sendo eliminado na segunda fase da competição, em 2007 o Ecus por pouco não conseguiu o acesso A3 só uma vitória bastaria. E nesse ano eliminado na segunda fase.
alguns jogadores da equipe de 2007 trabalhando a bola
O distintivo possui as cores do brasão da cidade(vermelho, azul e branco) é parecido com o símbolo do SPFC(São Paulo Futebol Clube)que foi escolhido pelo prefeito da época são paulino. Os fundadores do “Leão do Colorado”(nome do mascote que representa liderança, força e garra, apelido criado pelo jornalista Carlos Nego) foram os mesmos que o União Suzano Atlético Clube, o Usac que foi criado na década de 80.

Os clubes são considerados irmãos por terem o mesmo pai, mas “irmão não é irmão se não brigarem”, esta ai a explicação da rivalidade entre as equipes, Ecus e Usac fazem o “Clássico dos Gêmeos” pelo fato de serem quase homônimos.


Nenhum comentário:
Postar um comentário