sábado, 25 de outubro de 2008

Parabéns Ecus pelos seus 15 anos

No dia 25 de novembro de 1993 surgia um clube que veio para ficar no coração do torcedor suzanense, nascia o Esporte Clube União Suzano, o Ecus. O primeiro campeonato que o ECUS disputou pela Federação Paulista de Futebol foi em 1998, o Campeonato Paulista da Série B1B, onde permaneceu até 1999.


A partir do ano seguinte disputou a Série B2 estadual e, em 2002, conquistou seu primeiro título no cenário estadual, ao levantar a taça da competição. Conseqüentemente, no ano seguinte o Ecus disputou a Série A3 do Campeonato Paulista no ano seguinte. Em 2003, estreando em uma competição de maior nível, o time não conseguiu se manter, e acabou rebaixado à Série B1.Em 2004 com a terceira colocação no Campeonato Paulista da Segunda Divisão B1, conseguindo o acesso novamente à Série A3 do ano seguinte.

Em 2005 acabou sendo rebaixado novamente para o Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Em 2006 sendo eliminado na segunda fase da competição, em 2007 o Ecus por pouco não conseguiu o acesso A3 só uma vitória bastaria.  E nesse ano eliminado na segunda fase.                                         

                                    alguns jogadores da equipe de 2007 trabalhando a bola

O distintivo possui as cores do brasão da cidade(vermelho, azul e branco) é parecido com o símbolo do SPFC(São Paulo Futebol Clube)que foi escolhido pelo prefeito da época são paulino.   Os fundadores do “Leão do Colorado”(nome do mascote que representa liderança, força e garra, apelido criado pelo jornalista Carlos Nego) foram os mesmos que o União Suzano Atlético Clube, o Usac que foi criado na década de 80.


Os clubes são considerados irmãos por terem o mesmo pai, mas “irmão não é irmão se não brigarem”, esta ai a explicação da rivalidade entre as equipes, Ecus e Usac fazem o “Clássico dos Gêmeos” pelo fato de serem quase homônimos.  

 Este ano o ECUS não deu chances para o rival venceu bem os dois jogos disputados. A Primeira partida o Leão do colorado goleou o Javali das Palmeiras por 4 a 0 em um jogo polemico, em que a partida quase foi cancelada devido a falta do médico, o que levou ao atraso de 21 minutos. Aos 29 minutos, com jogo equilibrado, oportunidades para os dois lados, o duelo foi paralisado. O motivo foi a saída da ambulância para buscar materiais de primeiros socorros. Com a saída da ambulância, o jogo foi interrompido por 13 minutos. Em 25 minutos jogados, a partida foi interrompida novamente com a saída da ambulância para levar o atacante Douglas Paulista ao Pronto Socorro, que tinha sido substituído e que passava mal que só foi retomada após 20 minutos.


Lance do segundo gol marcado por Palermo

No segundo jogo, o Usac abriu o marcador em cobrança de penalti com Douglas Paulista, em um cruzamento de Gleison, pela direita para a pequena área, Kléber conclui de cabeça no canto esquerdo, igualando o marcador. Aos 45 minutos Palermo marca o gol da virada do Leão e no final da partida aos 48 minutos, Gleison fechou o placar em 3 a 1.  

chute de gleison que originou o gol

Que ano que vem o Leão do Colorado voltar ao lugar que merece que é no topo da tabela brigando por títulos. 
E que em 2009 o Leão tenha muitos motivos para comemorar com o seus torcedores.


segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Empates de 0 a 0 elimina sub 20 e sub 17 soma seu primeiro ponto na 3ºfase


Neste ultimo sábado, jogando no Estádio Dr. José Sidney da Cunha, em Capão Bonito o Ecus passou em branco, ficou no empate de 0 a 0 contra o Elosport, e assim dizendo adeus ao Campeonato Paulista sub 20 da Segunda Divisão. 

Zelão criticou postura da arbitragem e  responsabilizando de ser culpada pela eliminação do tricolor suzanense: "Os garotos falaram que ele estava rindo durante o jogo e que expulsaria quem contestasse suas marcações. Além disso, os garotos foram ameaçados em inúmeras oportunidades" disse o treinador, que acrescenta "Foi uma vergonha o que fizeram com nossa equipe. Pessoas como esse árbitro (James Anderson Moraes) tinham ser banidas do futebol".

Agora o Leão do colorado se prepara para os jogos abertos do interior que representará o município e decidira a permanência do comandante Zelão na equipe. "Só vou conversar com o Serginho (presidente do clube) após os Abertos. Quero permanecer, mas vai depender da intenção da diretoria em me manter no cargo".

Sub 17

No manhã de Sábado,a equipe do sub 17 ficou também só no empate de 0a0 contra o São Carlos,partida realizada no Estádio Prof. Luiz Augusto de Oliveira, em São Carlos, válida pela segunda rodada da terceira fase do Campeonato Paulista da Segundona, ficando na terceira colocação do grupo 18 com apenas um ponto. 

Próximo jogo será no Sábado(25/10) ás 10:45 horas,no estádio Conde Rodolfo Crespi o adversário é o Juventus fora de casa. Data muito especial para o Leão do Colorado que completará 15 anos de existência. 


sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Suzano não sediará a Copa SP Juniores em 2009


O sonho de sediar a 40ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2009 terá que ser adiada pelo menos até 2010. Esta é a informação repassada ao Esporte Clube União Suzano (Ecus), que não participou este ano da competição. A cidade sediou o torneio por 8 anos e os times de Suzano aguardavam o retorno das disputas em 2009, no Estádio Francisco Marques Figueira, o Suzanão. Ontem, a Federação Paulista de Futebol Paulista (FPF) divulgou a lista das 22 cidades sedes da competição.

Segundo o presidente do Ecus, Sérgio das Chagas Ramos, o Serginho, era esperada a passagem da época eleitoral para que se tomassem as medidas para o município sediar a competição. Após receber o aceno positivo da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de Suzano, Ramos encaminhou um oficio à FPF declarando a candidatura da cidade. “É muito difícil porque muitas cidades se candidataram e somente 22 cidades serão sede. Nós conversamos até com o presidente da Federação, Marco Pólo Del Nero e ele já deixou a nossa candidatura para 2010”, disse o presidente do Leão do Colorado.

Na última segunda-feira, o presidente do clube suzanense se reuniu com a diretoria para traçarem as primeiras coordenadas para a próxima temporada, mas segundo o dirigente, medidas devem ser pensadas apenas depois de novembro, quando chegam ao final as competições e o clube terá retorno de prováveis parcerias para a próxima temporada. “Ainda é muito cedo para falarmos qualquer coisa. Temos ainda que esperar acabar os campeonatos que restam, que é o Sub-20 e o Sub-17, para que possamos ver como ficam as coisas para 2009”, disse Serginho, que negou à ida do técnico José Carlos dos Santos, o Xará, para as categorias de base do clube, a exemplo de 2007.
A Copa São Paulo de Juniores começa no dia 4 de janeiro de 2009 e será disputada por 88 equipes. Organizada pelo Departamento Técnico da Federação Paulista de Futebol (FPF), com apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo, a competição tem como objetivo comemorar a data de fundação da Cidade de São Paulo, que em 2009 chegará ao 455º aniversário, no dia 25 de janeiro. A competição é para jogadores nascidos nos de anos de 1989, 1990, 1991 e 1992. Cada clube poderá inscrever no máximo 25 jogadores.

HISTÓRIA Criada em 1969, a Copinha é responsável por revelar grandes nomes do futebol brasileiro como o meia do meia do Corinthians Lulinha e o zagueiro titular do São Paulo Breno. Além deles, destacam-se nomes como o goleiro Rogério Ceni, o lateral Cafu e os atacantes Robinho e Casagrande.
O maior vencedor da Copa São Paulo é o Corinthians, com seis títulos. A equipe do Parque São Jorge chegou a 13 finais da competição. Entre os clubes da capital, o Palmeiras é o único que ainda não conquistou um título. São Paulo, Portuguesa e Nacional venceram duas vezes, enquanto o Juventus têm um título. O último vencedor Paulista foi o América, em 2006. O atual campeão é o Figueirense, de Santa Catatina, que venceu o Rio Branco, do interior de São Paulo, por 2 a 0 na final da competição em janeiro deste ano.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Sub 20 Empata e Sub 17 é derrotado em jogo polêmico

Na primeira partida do mata-mata da segunda fase do Campeonato Paulista sub 20 da Segunda Divisão, o Ecus que vencia o jogo não conseguiu segurar o placar e cedeu o empate no final da partida o empate diante do Elosport, em casa, no Estadio Franscico Marques Figueira, o Suzanão, no Jardim Colorado. O jogo terminou em 1 a1.

Mesmo com o empate, a equipe comanda pelo técnico José Gazetto(Zelão), precisa fazer a lição fora de casa, para conseguir a classificação para terceira fase do paulista."O Sub 20 não jogou muito bem e acabou levando um gol no final, mas sei que a equipe tem chances de se classificar e vamos lá buscar a vitória" disse Zelão, que acrescenta: "O meu ataque não me ouviu e não conseguimos marcar".

O ECUS terá dois reforços importantes para a partida de volta, válida pelas oitavas-de-final do Campeonato Paulista Sub 20 da Segunda Divisão. Recuperados de contusão, os atacantes Fernando Cidrão e Bispo devem ter confirmados os seus retornos ao time titular. “Eles não estarão 100%, mas é a melhor dupla de frente do elenco”, afirmou o treinador Zelão.  
A segunda partida do mata a mata será no dia 18 (sábado), às 15 horas, fora de casa,no Estádio Dr José Sidnei da Cunha, em Capão Bonito, interior do Estado de São Paulo. 

SUB 17  A abertura da terceira fase do Campeonato Paulista sub 17, para o Ecus, foi na manhã do último sábado, diante da Portuguesa, no Estádio Frascisco Marques Figueira, o Suzanão. O Ecus perdeu por 2 a 1, em uma polêmica partida que promete parar no Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol(FPF).
"O Nosso time jogou muito melhor que a Portuguesa, mas foi prejudicada pela a arbritagem que anulou nosso primeiro gol. Eles bateram demais na gente e o Juiz não deu nada. Eu estou com o DVD do jogo e vou mandar para Federação porque desse jeito não dá", disse indignado Zelão, que na próxima partida não contará com o atacante Leandro, suspenso por levar o terceiro cartão amarelo.         

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Sub-20 e 17 do Ecus têm “pedreira” pela frente

Se a equipe profissional do Esporte Clube União Suzano (Ecus) morreu na praia, o mesmo não se pode dizer das equipes de base (Sub-20 e 17) que fizeram a lição de casa no final de semana e garantiram classificação para as fases seguintes do Campeonato Paulista Sub-20 da 2ª Divisão e Paulista Sub-17.

Precisando apenas fazer a lição de casa para garantir classificação para a segunda fase do Campeonato Paulista Sub-20, os comandados do técnico José Gazetto, o Zelão, bateram o Atibaia por 3 a 1 e carimbaram o passaporte para a fase mata a mata do Paulista, em pleno Estádio Francisco Marques Figueira, o Suzanão, no Jardim Colorado.

Nesta segunda fase do Sub-20 as 16 equipes classificadas formam agora 8 grupos com 2 equipes cada que se enfrentarão, no sistema de turno e returno. O Ecus está no grupo 15 e enfrentará já neste domingo, às 15 horas, o Eslosport, de Capão Bonito, no Estádio Francisco Marques Figueira, o Suzanão. A segunda partida do mata a mata será no dia 18 (sábado), às 15 horas, fora de casa, em Capão Bonito, interior do Estado de São Paulo.

Já a equipe Sub-17, que também precisava vencer, bateu o Catanduvense por 2 a 1, fora de casa no Estádio Silvio Salles, em Catanduva, no interior do Estado e “roubou” a vaga do Campinas, indo ao lado do Palmeiras para a terceira fase da competição com 10 pontos em seis jogos.

Na terceira fase do Paulista Sub-17, as 16 classificadas formam 4 grupos com 4 equipes, que se enfrentam, dentro dos grupos, no sistema de turno e returno, classificando-se para a outra fase apenas a equipe com maior número de pontos em cada grupo. O próximo compromisso da equipe será neste sábado, às 10h45, no Suzanão, com adversário a ser definido, devido a Portuguesa ter escalado jogador irregular.

As equipes se reapresentaram nesta terça-feira no Suzanão e fizeram trabalho físico. No Suzanão eles devem se dedicar ao treinos para os confrontos deste final de semana. Hoje, os jogadores começam o trabalho com bola. O técnico Zelão está otimista quanto ao desempenho de seus atletas e vê bom ares pela frente. “O Sub-17 e o 20 estão muito bem e tem tudo para chegar. Os times estão concentrados e estou confiante com os dois, mesmo sabendo que a dificuldade agora vai aumentar”, disse Zelão.

Segundo o presidente do clube suzanense, Sérgio das Chagas Ramos, o Serginho, dirigentes do clube devem se reunir na próxima semana para traçar os rumos que trilhará o Leão do Colorado em 2009.